Dezembro/2018

Comitê lança Atlas de Microbacias da Região

Fotos: AGEVAP/UD1

Dentre os diversos projetos e ações desenvolvidos pelo Comitê Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS), destaca-se o pioneiro lançamento do “Atlas da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul”, realizado no dia 28 de março de 2017, durante a 12ª reunião plenária do Comitê, no município de Barra do Piraí (RJ), marcando as comemorações pelo “Dia Mundial da Água” e pelos 20 Anos da “Lei das Águas”.

Visando promover o conhecimento popular sobre a hidrografia regional, além de ser fonte de informações para órgãos ambientais e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas, o Atlas foi distribuído, de forma gratuita e dirigida, nas 19 prefeituras dos municípios que compõem a região, nos órgãos gestores, em universidades e escolas técnicas, sendo disponibilizado também no site do Comitê.

De acordo com o presidente do Comitê e idealizador do projeto, José Arimathéa Oliveira, o Atlas é composto por importantes dados ambientais, tais como o tamanho das microbacias, as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e a identificação das nascentes. “Nós queremos olhar a região do Médio Paraíba como um todo e o Atlas veio ocupar uma lacuna de conhecimento sobre os afluentes do Paraíba do Sul em nossa região”, afirma Arimathéa.

Atlas do CBH-MPS recebeu o prêmio “CREA-RJ Meio Ambiente 2017”

Objetivando o reconhecimento às instituições e entidades que incentivam, através de suas ações e projetos, a luta pela preservação do meio ambiente e que servem de exemplos de ações para todos os indivíduos, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) promove anualmente o PRÊMIO CREA-RJ MEIO AMBIENTE que, no ano de 2017 selecionou o “Atlas das Bacias Hidrográficas da Região do Médio Paraíba do Sul”, na categoria Instituição/Organização Social.

Representando o Comitê durante a premiação, o presidente José Arimathéa enalteceu e agradeceu o empenho dos membros do CBH-MPS e da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), pelo apoio na produção de uma fonte de informações de importante relevância para a sociedade como um todo.

Segundo o presidente, “O objetivo do Atlas é divulgar a informação, sendo uma ferramenta prática a fim de que o planejamento ambiental seja feito por bacias hidrográficas, como prevê a Política Nacional de Recursos Hídricos”. Afirmou ainda que este trabalho será contínuo: “Essa premiação foi um incentivo para continuarmos trabalhando em prol das nossas águas”, concluiu.

O Atlas

Dividido em três capítulos, o Atlas de Microbacias traz em seu primeiro capítulo, um detalhamento acerca do Sistema Nacional de Gestão de Recursos Hídricos e explica a função do Comitê de Bacia neste contexto. Já o segundo capítulo apresenta especificamente a Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul, sua composição com os 19 municípios que a compõem, mapas da hidrografia e como se dá o uso do solo em cada um, além de conter informações sobre água e esgoto. O terceiro e último capítulo apresenta os detalhes individuais das 42 principais microbacias da região, seus afluentes, subafluentes e áreas de drenagens.

Voltar