Dezembro/2018

Oficina RX do Esgotamento Sanitário

Fotos: AGEVAP/UD1

Outra ação de destaque do CBH-MPS, ao longo de seus 10 anos de atuação, foi a realização da “Oficina de Diagnóstico: RX do Esgotamento Sanitário”, uma parceria com prefeituras e instituições de ensino, que mapeou o esgotamento sanitário nos 19 municípios que compõem sua área de atuação.

Realizada em julho de 2017, a oficina aconteceu no Campus Nilo Peçanha, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), em Pinheiral (RJ), contando com a participação de membros do diretório do Comitê, de representantes do Campus Três Rios (RJ) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), do Campus Volta Redonda (RJ) da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Severino Sombra (USS), da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA) e dos Centros Universitários Geraldo de Biase (UGB-FERP), de Barra Mansa (UBM) e de Volta Redonda (UniFOA), além dos colaboradores da AGEVAP e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Durante os quatro dias de oficina (13, 14, 20 e 21 de julho/2017) foram levantados os problemas a situação atualizados do sistema de esgotamento sanitário das cidades e, em seguida, avaliadores externos convidados juntamente aos membros do diretório do CBH-MPS analisaram dados que sirvam de referência para priorização de ações e investimentos.

A proposta da oficina conferiu ainda, às instituições de ensino parceiras, o incentivo aos seus estudantes para que, em suas produções de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), proponham ações e meios para contribuir com a melhoria do tratamento e da captação de efluentes na Região do Médio Paraíba do Sul.

“A realização dessa iniciativa foi um sucesso devido ao envolvimento de 16 dos 19 municípios e da integração com as instituições de ensino superior. Fechamos nosso trabalho com a hierarquização das demandas, levantadas durante a oficina, que serão enviadas para as universidades analisarem em quais pontos os professores e os estudantes podem colaborar”, afirmou Arimathéa, presidente do CH-MPS.

Municípios Participantes

Barra Mansa, Barra do Piraí, Itatiaia, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Piraí, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Vassouras e Volta Redonda.

Voltar