Dezembro/2018

Eventos em Comemoração aos 10 Anos do CBH-MPS

Fotos: AGEVAP/UD1

O Comitê Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) comemorou, em 2018, 10 anos de sua criação, promovendo eventos com o objetivo de promovê-lo institucionalmente e divulgar suas principais iniciativas ao longo desta primeira década de atividades. Criado em 11 de setembro de 2008, com sede em Volta Redonda (RJ), é um órgão colegiado e integra o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Rio de Janeiro (SEGRHI/RJ). A principal finalidade do Comitê é promover a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da Região Hidrográfica III do estado do Rio de Janeiro, compreendida pela região da bacia do Rio Preto e das bacias dos rios afluentes do curso médio superior do rio Paraíba do Sul na porção fluminense. Sua abrangência alcança os municípios de Barra Mansa, Comendador Levy Gasparian, Itatiaia, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Resende, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda, integralmente, e os municípios de Barra do Piraí, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Piraí, Rio Claro, Três Rios e Vassouras, parcialmente. Todos situados na região sul fluminense.

Pedal pelas Águas

As comemorações pelos 10 anos do Comitê Médio Paraíba do Sul foram iniciadas em 2018 com o 1º Pedal pelas Águas, atividade promovida pelo próprio Comitê, com o apoio de 13 das 19 prefeituras de municípios que compõem sua área de atuação e com o objetivo de mobilizar e conscientizar a população sobre a importância de se atentar aos cuidados com o rio Paraíba do Sul e a importância da consciente utilização dos recursos naturais, em especial a água.

O evento, que aconteceu no dia 24 de março de 2018, também em comemoração ao “Dia Mundial da Água” e o “Dia Estadual em Defesa do Rio Paraíba do Sul”, ocorreu nas principais ruas e avenidas das cidades envolvidas, contando com a adesão de centenas de ciclistas, que mostraram engajamento e dedicação às causas ambientais.

Simpósio Água Boa

No dia 11 de setembro de 2018, data que marca os 10 anos do Comitê Médio Paraíba do Sul, foi realizada a terceira edição do “Simpósio Água Boa”, no Centro Cultural do UniFOA, em Volta Redonda (RJ), com temas e projetos voltados à melhoria da quantidade e da qualidade da água no meio ambiente. O evento teve em sua programação palestras com profissionais atuantes na região do Médio Paraíba do Sul, que se propuseram a difundir seus conhecimentos sobre ações estratégicas para apoiar os desafios da gestão dos recursos hídricos, sobretudo na região.

Ainda na programação do Simpósio, foi realizada a premiação do III Concurso de Projetos de Boas Práticas Ambientais e do Concurso de Fotografia “Água: avanços e desafios”. O concurso de Boas Práticas tem o objetivo de difundir as iniciativas ambientais realizadas na região do Médio Paraíba do Sul, que podem servir de inspiração para instituições e municípios apresentarem melhores projetos. Já o concurso de fotografia, cujo tema foi “Água: avanços e desafios” visou retratar os avanços e os desafios das práticas da gestão dos recursos naturais, em especial a água.

Voltar