Dezembro/2018

Concursos promovidos pelo CBH-MPS

Boas Práticas Ambientais

O CBH-MPS promove anualmente, em parceria com sua agência de bacia, a AGEVAP, o “Concurso de Projetos de Boas Práticas Ambientais”, na sua área de atuação, com o objetivo de difundir e premiar iniciativas bem sucedidas, de acordo com critérios estabelecidos em seu regulamento. A proposta da ação é premiar projetos executados ou em execução por prefeituras, Organizações Não-Governamentais (ONG’s), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP’s), Organizações Sociais (OS’s), instituições de ensino públicas e privadas da região do Médio Paraíba do Sul. O concurso visa transformar as boas práticas em inspiração e incentivo para que outras instituições e entidades apresentem novos projetos, de relevância e importância a conscientização da sociedade.

Em 2018, os projetos vencedores foram o Projeto Água Viva – Na proteção e manejo das matas ciliares, desenvolvido pela Sala Verde, de Paraíba do Sul (RJ), de autoria de Débora Cássia da Silva, Camila Duarte Silva e Mateus Peixoto Oliveira e o Projeto Modelo de Compostagem Local para parte dos resíduos sólidos orgânicos do município de Paraíba do Sul (RJ), desenvolvido pelo Programa de Engenharia Urbana/POLI/UFRJ, de autoria de Alice Magalhães Garcia Souza e Elaine Garrido Vazques.

Concurso de Fotografia

Fotos: AGEVAP/UD1 - Concurso fotografia vencedor desafios

Com o objetivo de expor os aspectos positivos ou desafios na proteção e conservação das águas, o CBH-MPS lançou o “Concurso de Fotografia”, em que os participantes, divididos nas categorias de amadores e profissionais retrataram um trecho do rio Paraíba do Sul ou de qualquer curso d'água (rio, córrego, ribeirão, lago etc.), desde que inseridos na área de atuação do Comitê, ou seja, na Região Hidrográfica III. Essa ação de conscientização também faz parte das atividades comemorativas dos 10 Anos do Comitê. Os vencedores do concurso foram Thaís Freitas Pereira, com a fotografia “Nascente Protegida”, na categoria Avanços e Martha Maria Sá de Freitas, com a fotografia “Invasão Urbana”, na categoria Desafios.

Fotos: AGEVAP/UD1 - Concurso fotografia vencedor avanços Voltar