Português BR Deutsch English Espanhol
Notcias

Comitê Médio Paraíba do Sul participa do XX Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas (ENCOB)



O Comitê Médio Paraíba do Sul marcou presença no XX ENCOB - Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. O evento, realizado de 20 a 24 de agosto em Florianópolis⁄SC, teve como tema "O Futuro da Água: o desafio dos Comitês na terceira década da política nacional de recursos hídricos", e reuniu centenas de pessoas entre usuários, sociedade civil, poder público, ambientalistas, ONGs, agências de bacias, imprensa e outros interessados.

Durante os cinco dias, seis representantes do Comitê participaram das 25 atividades do evento entre oficinas, cases e palestras, em torno das temáticas relativas à gestão, transparência, inovação e, desafios e oportunidades. 

O Comitê Médio Paraíba do Sul também foi atração na programação do evento. A membro Vera Lúcia Teixeira (ONG O Nosso Vale! A Nossa Vida.), secretária do
Comitê, participou da Oficina do ProfÁGUA, um programa de pós-graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, que tem como objetivo proporcionar a formação continuada dos profissionais que atuam em órgãos gestores de recursos hídricos. Vera é participante do programa, já tendo sua dissertação aprovada, e apresentou seus estudos no evento.

Outro destaque foi o estande do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, cujo o coordenador geral é o presidente do Comité Médio Paraíba do Sul, José Arimathéa Oliveira. Durante o evento, reuniões, articulações e mobilizações foram realizadas com os membros de vários comitês fluminenses, visando a melhoria do sistema hídrico estadual. Arimathéa avaliou o evento e a participação do Comitê: ”reafirmamos a necessidade de integração dos comitês de todo Brasil para conhecer a realidade e experiência de outros estados, e levar a vivência e os exemplos do Comitê Médio Paraíba do Sul, colaborando para a construção de propostas e projetos, e ainda apresentando dois trabalhos científicos, um sobre a Oficina RX esgotamento, e outro de educação ambiental. Esse conjunto de ações foi positivo e saímos enriquecido
dessa participação”, comentou.

O coordenador falou também sobre o Fórum Fluminense de Comitês de Bacias: “aproveitamos como um momento de fortalecimento e posicionamento do estado do RJ para os debates do Fórum Nacional, para termos definidos nossa posição relativa à várias pautas em votação e aos encaminhamentos”, explicou Arimathéa.

O próximo ENCOB, a 21ª edição, já tem data marcada. O evento será entre os dias 21 e 25 de outubro, em Foz do Iguaçu-PR. Para o ano de 2020, a 22ª edição, foi escolhido como estado sede o Tocantins, no norte do país.

Outras Notcias

Mais Notícias »