Português BR Deutsch English Espanhol
Notcias

Comitê Médio Paraíba do Sul comemora sucesso de evento internacional sobre meio ambiente



Um verdadeiro intercâmbio de informações foi o que aconteceu durante o 6º Encontro de Responsáveis Ambientais das Províncias, Estados e Regiões da América Latina e do Caribe realizado nos dias 12 e 13 em Volta Redonda. O evento internacional foi realizado pela primeira vez no Brasil e reuniu profissionais brasileiros e de países da América Latina para palestras que foram conferidas por alunos e especialistas da área ambiental no auditório da Universidade Federal Fluminense – Campus Vila Santa Cecília.

O IV Simpósio Água Boa, organizado anualmente pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS), teve sua programação inserida no evento. A parceria também contou com a realização simultânea do IV Seminário ARIE Floresta da Cicuta, organizado pelo ICMBio. Com isso, o evento instituiu um amplo debate sobre a relação entre florestas, recursos hídricos e as mudanças climáticas. 

A programação trazia apresentações que se revezavam em dois idiomas, o português e o espanhol. No primeiro dia, o público conferiu a palestra da vice-presidente do CBH-MPS, Vera Lucia Teixeira, sobre "Mudanças Climáticas e Eventos Extremos", e do presidente do CBH-MPS, José Arimathéa Oliveira, com o tema "Região Médio Paraiba do Sul: Uso do Solo, Produção de Água e Mudança no clima". As apresentações do dia tiveram seus temas principalmente focados no desenvolvimento sustentável. Já no segundo dia de evento, além da sustentabilidade, foi apresentado ao público como os problemas ambientais são enfrentados em outros países.

Um dos pontos altos do Encontro foi a apresentação da Thelma Krug, vice presidente do IPCC, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU. O tema de sua apresentação foi "Mudança do Clima, Adaptação e Mitigação".

Seja viajando quilômetros para chegar ao local do evento, seja por videoconferência, os palestrantes não pouparam esforços para participar e colaboraram com uma extensa bagagem de conhecimento. Segundo a organização, 218 pessoas compareceram ao evento, sendo 94 inscritos presenciais e 124 que se inscreveram online.

Outras Notcias

Mais Notícias »