Português BR Deutsch English Espanhol
Notcias

Comitê realiza segunda edição da Oficina RX do Esgotamento Sanitário



29/10/2021

Neste mês de outubro, foi realizada pelo Comitê da Bacia da Região Hidrográfica Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) a segunda edição da Oficina RX do Esgotamento Sanitário.

Seu propósito central é fomentar os novos gestores municipais a conhecerem a realidade de seu município e identificar as maiores fragilidades e potencialidades de cada um deles sobre este tema. A primeira edição das oficinas ocorreu em 2017 quando a nova composição do plenário e da diretoria identificou algumas fragilidades do sistema e falta de informações em relação ao esgotamento sanitário nos municípios. Tudo foi constatado a partir da criação do Atlas da Região do Médio Paraíba.

A edição deste ano foi realizada nos dias 05, 06 e 07 de outubro de 2021, em formato virtual e transmitida no canal do YouTube do Comitê Médio Paraíba do Sul. A oficina contou com a adesão de 68% dos municípios da Região Hidrográfica - 13 dos 19 municípios da área de atuação do CBH-MPS.

A oficina trabalhou com ciclos de palestras, em que cada município pôde expor sobre esgotamento sanitário, compreendendo informações básicas do panorama do setor e a entrega do questionário com as informações mais completas. As palestras incluíram um período final de debate com os principais pontos levantados na apresentação do município.

Durante as discussões nas oficinas foram levantados 13 principais desafios que o setor vem enfrentando em praticamente todos os municípios participantes. Os principais foram: a necessidade de criação de agências reguladoras e conselhos de saneamento, como forma de cumprir o controle social previsto no novo marco legal, bem como a carência de cadastro de rede de água e esgoto, corpo técnico, projetos a nível executivo para sistemas de esgotamento e tratamento em áreas rurais (doméstica e em unidades produtivas).

Agora, o Comitê irá avaliar juntamente com as instituições de ensino e pesquisa, a possibilidade de realização de parcerias que viabilizem a construção de um Plano e Trabalho para execução das ações. O relatório final com todos os desafios levantados e as ações está previsto para publicação até o início de dezembro.

Os vídeos das oficinas podem ser acessados nos links abaixo:
Dia 01 – 05/10/2021 - https://www.youtube.com/watch?v=hrSveJMRR1s
Dia 02 – 06/10/2021 - https://www.youtube.com/watch?v=kbZ84yiedZo
Dia 03 – 07/10/2021 - https://www.youtube.com/watch?v=SatM9CsxPFY

Outras Notcias

Mais Notícias »