Português BR Deutsch English Espanhol
Notcias

Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas retoma formato presencial em Vassouras com cerca de 400 participantes



O X Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB), chegou ao fim com saldo positivo de realização. Foram pouco mais de 400 participantes, entre presencial e online, na edição que marcou a retomada ao formato presencial após dois anos de pandemia. Com o tema "Rios em Nossas Vidas: O Desafio de Regular - A mobilização, comunicação e educação para regulação das águas", o ECOB foi realizado no Centro de Convenções General Sombra e na Universidade de Vassouras.

Promovido pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, o evento teve como um dos pontos altos a entrega de homenagens a pessoas que contribuíram para a gestão dos recursos hídricos no Estado do Rio de Janeiro, a aprovação de 51 trabalhos científicos que passaram por avaliação técnica, Rodas de Diálogos e Minicursos. Toda a programação foi permeada por discussões sobre temas importantes no contexto da gestão das águas, colocando propostas e desafios para os nove comitês envolvidos no evento.

O ECOB foi marcado, portanto, por uma programação variada. O presidente do Comitê Médio Paraíba do Sul, Luís Felipe Cesar, destacou os investimentos do Comitê em saneamento básico na Mesa de Debates sobre o tema. Entre os homenageados, momentos de destaque na programação e que fecharam cada dia de evento, estavam o secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS), José Arimathéa Oliveira, Flávia C. A. Cordovil Pires, membro do CBH-MPS, e Vera Lúcia Teixeira, diretora do CBH-MPS.

Outro ponto alto do evento foi a premiação dos trabalhos acadêmicos. Denise Thomé,
do representante do Vale Verdejante no Comitê, conquistou o terceiro lugar com seu
trabalho sobre o tema ''Verdejar: fazendo um convite às águas''.

O coordenador-geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, José Arimathéa Oliveira, reforçou que a realização do evento em Vassouras, consolida o Médio Paraíba como o centro da discussão sobre recursos hídricos, com a participação de autoridades federais, estaduais, municipais, além de representantes da sociedade civil.

"Este está sendo mais um grande encontro para debates sobre água, fortalecendo os mecanismos de gestão no Estado do Rio de Janeiro, como um todo", completou.

O final do ECOB foi marcado pela troca de gestão do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas. Por meio de eleição, venceu a chapa única formada pelos Comitês Baía de Guanabara e Comitê Piabanha. Portanto, a coordenação-geral fica por conta da diretora-presidente do Comitê Baía de Guanabara, Adriana Bocaiúva, e a presidente do Comitê Piabanha, Erika Cortines, assume como coordenadora-ajunta. A definição da nova gestão aconteceu durante a Assembleia Geral do Fórum Fluminense, que ocorreu ao final do evento.

A Assembleia também deliberou que agora o ECOB acontecerá a cada dois anos. Com isso, em 2023 está prevista a realização do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, o ENCOB, em Natal/RN, e o próximo ECOB está previsto para 2024 em local a ser definido.

Outras Notcias

Mais Notícias »