Português BR Deutsch English Espanhol
Notcias

Cerca de R$ 2,6 mi são investidos em projetos de esgotamento sanitário para municípios da região



Barra do Piraí, Mendes, Porto Real, Rio das Flores e Volta Redonda foram contemplados pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) para receberem projetos de Sistema de Esgotamento Sanitário (SES). Eles fazem parte da área de abrangência do Comitê. Esta é uma importante etapa para solucionar os problemas relacionados ao déficit de coleta e tratamento do esgotamento sanitário nos municípios. Ao todo, o Comitê irá investir, com esta iniciativa, R$ 2.677.948,49.

Na última quinta-feira, dia 27, a secretaria-executiva e entidade delegatária do Comitê MPS, AGEVAP, realizou uma reunião entre os representantes dos municípios, o presidente do CBH-MPS, Luis Felipe Cesar e representantes da empresa contratada para executar as atividades. Esta iniciativa do Comitê integra a “Agenda 3”, intitulada "Saneamento Urbano e Rural", do Plano de Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul, um dos principais instrumentos de Gestão que define ações estratégicas em recursos hídricos na região. O Plano de Bacia começou a ser executado ano passado e tem vigência de 15 anos.

Os municípios contemplados para receberem o projeto de SES manifestaram interesse seguindo as regras publicadas no site da AGEVAP ou foram hierarquizados conforme prioridades definidas no Plano de Bacia. Foi então assinado o Acordo de Cooperação Técnica e contratada a empresa que será responsável pelo serviço. Os trabalhos foram contratados com recursos da cobrança pelo uso da água. Envolvem a elaboração de estudo de concepção, projetos básico e executivo e estudo ambiental de sistema de esgotamento sanitário.

A previsão de conclusão dos trabalhos é agosto de 2024. É importante lembrar que, com o estudo em mãos, o município torna-se apto a candidatar-se a editais que têm como objeto o aporte de recursos para execução de fato das obras de esgotamento sanitário.

Outras Notcias

Mais Notícias »