Português BR Deutsch English Espanhol
Balanço Hídrico

O conhecimento dos processos hidrológicos de uma bacia hidrográfica é essencial para o direcionamento das ações da gestão de recursos hídricos relacionadas ao uso da água.

O balanço hídrico pode ser entendido como a contabilização das entradas e saídas de água de um determinado espaço. O balanço pode ser calculado para uma camada do solo, um trecho de rio ou para uma bacia hidrográfica que é um espaço adequado para avaliação do comportamento hídrico, pois tem bem definidas as localizações geográficas das entradas e das saídas.

O entendimento do balanço hídrico depende de vários fatores como conhecimento do ciclo hidrológico (precipitação, escoamento superficial, evapotranspiração, infiltração), variáveis climáticas, condições do solo e sua utilização, hidrogeologia da bacia, usos da água existentes, entre outros.

O balanço quali-quantitativo da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul e da sua sub- bacia Médio Paraíba do Sul foi atualizado e complementado, durante o prognóstico da complementação e finalização do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

Para as análises do balanço hídrico quantitativo foram consideradas as disponibilidades hídricas e as demandas hídricas. O Balanço foi elaborado, por meio de um modelo matemático, a partir de uma base hidrográfica pré-definida, com a inserção de dados de disponibilidade hídrica e de usos de água, permitindo a simulação quali-quantitativa e verificando os impactos dos usos sobre a disponibilidade e a qualidade da água.

Para avaliação do balanço hídrico qualitativo foram considerados os seguintes parâmetros: demanda bioquímica de oxigênio (DBO), oxigênio dissolvido (OD), fósforo total e suas frações (PT orgânico e inorgânico), coliformes termotolerantes (fecais) ou E. Coli e Nitrogênio Total. Estes parâmetros foram selecionados por serem os principais indicadores da qualidade de água em relação ao tratamento do esgoto doméstico lançado nos corpos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

A seguir seguem os Balanços Hídricos Qualitativo e Quantitativo da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul:

Fonte: Profill (2019)

Mais informações:
SIGA CEIVAP
Plano de Bacia