Português BR Deutsch English Espanhol
Monitoramento

O monitoramento hidrometeorológico é um dos principais recursos de gerenciamento de dados, composto por ações de coleta, tratamento, armazenamento, recuperação e disponibilização de informações históricas acerca das condições atmosféricas e vazão de rios. O monitoramento hidrometeorológico é realizado por uma rede de estações hidrométricas, divididas em estações pluviométricas e estações fluviométricas, além de estações meteorológicas.

Esse sistema constitui uma das etapas fundamentais para a elaboração de planos de recursos hídricos, enquadramento dos corpos d’água, outorga dos direitos de uso da água, cobrança pelos usos, dentre outros instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos.

Monitoramento Hidrometeorológico no Estado

Atualmente, o responsável pelo monitoramento é o Instituto Estadual do Ambiente – INEA que é dividido em dois tipos.

monitoramento quantitativo das bacias hidrográficas consiste em uma rede de estações pluviométricas, fluviométricas e meteorológicas que registram a quantidade de chuva, os níveis de águas dos rios, radiação solar, temperatura, umidade, ventos, entre outros parâmetros. Este monitoramento deve ser contínuo, de preferência sem falhas de observação e é de extrema importância para os órgãos gestores de recursos hídricos, tanto na prevenção e controle de inundações quanto na avaliação da disponibilidade de água na região.

Mais informações estão disponíveis em: http://www.inea.rj.gov.br/ar-agua-e-solo/monitoramento-hidrometeorologico/

monitoramento de qualidade das águas também é um importante instrumento da gestão ambiental. Consiste em analisar a qualidade da água, o sedimento e a biota distribuídos em rios, baías, lagoas e reservatórios do Estado. É capaz de fornecer informações necessárias para o manejo adequado desses ecossistemas aquáticos, possibilitando melhor compreensão do ambiente e eficaz alocação de investimentos e ações. Este levantamento é destinado à comunidade científica, ao público em geral e, principalmente, às diversas instâncias decisórias.

Mais informações estão disponíveis em: http://www.inea.rj.gov.br/ar-agua-e-solo/como-e-feito-o-monitoramento-das-aguas-interiores/ e http://www.inea.rj.gov.br/ar-agua-e-solo/qualidade-das-aguas-por-regiao-hidrografica-rhs/

Além do INEA, a Agência Nacional de Águas – ANA disponibiliza através do Portal HidroWeb uma série de informações de todo o país, podendo ser consultado através de: http://www.snirh.gov.br/gestorpcd.


Estações Hidrometeorológicas – Região Hidrográfica III