Português BR Deutsch English Espanhol
Notcias

Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas apresentará trabalho em evento nacional



O Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH) terá sob sua responsabilidade a apresentação de um trabalho durante o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), o mais importante evento sobre recursos hídricos do país. Membros de Comitês de Bacia e público em geral poderão conferir a apresentação do FFCBH sobre "O Papel Articulador do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas" durante a Mesa de Diálogo intitulada "Planejamento Político Institucional nos Comitês de Bacia".

No dia 20 de maio deste ano, foram eleitos durante reunião do FFCBH três trabalhos de diferentes Comitês para representarem o Estado do Rio de Janeiro no processo de seleção dos cases de sucesso da Região Sudeste a serem apresentadas durante o ENCOB. Os projetos do Rio de Janeiro concorreram com os trabalhos dos outros três Estados (São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo). A seleção dos cases foi realizada, dias depois, pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que escolheu um projeto para cada mesa de diálogo. Dentre os trabalhos encaminhados pelos comitês da Região Sudeste, foi eleito o desenvolvido pelo Comitê Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) que representa o Fórum Fluminense. Na atual gestão, o coordenador do Fórum Fluminense é o presidente do CBH-MPS, José Arimathéa Oliveira.

O trabalho que será exposto pelo coordenador do Fórum Fluminense apresentará toda a articulação frente ao arresto de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI). Em 2016 e 2017, aproximadamente 200 milhões de reais do FUNDRHI ficaram retidos na Conta Única do Tesouro Estadual, administrada pelo Governo do Estado. Diversas providências foram tomadas para que todos os recursos retornassem às contas dos Comitês para serem utilizados em projetos que visem garantir a quantidade e a qualidade das águas. Todo o processo exitoso será detalhado nesta apresentação.

Além deste trabalho, serão apresentados vídeos enviados pelos Comitês de Bacia do Estado divididos em dois temas: "Segurança Hídrica: como os Comitês de Bacia estão se planejando" e "Instrumentos de Gestão: Implementação, eficácia e monitoramento, qual o papel dos Comitês de Bacia".

A 21ª edição do ENCOB será realizada de 21 a 25 de outubro em Foz do Iguaçu/PR. Com o tema central "Gestão das Águas - #FALACOMITÊ", um dos principais objetivos do encontro é possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas de todo o país identifiquem as oportunidades e desafios para promover a gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada.

São esperadas aproximadamente 1.500 pessoas ligadas a Comitês e público em geral.

Outras Notcias

Mais Notícias »