Português BR Deutsch English Espanhol
Notcias

Comitê apoia projeto de reflorestamento e educação ambiental da Vale Verdejante em Vassouras



25-09-2020

A Associação Civil Vale Verdejante tem contado com o apoio do Comitê da Bacia da Região Hidrográfica Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) para colocar em prática seu projeto de educação ambiental. O projeto consiste no reflorestamento de mais de 500 plantas nativas em Andrade Costa, distrito de Vassouras/RJ, em novembro deste ano, além de inaugurar a trilha interpretativa no reflorestamento já existente, terá como base o projeto de educação ambiental Cílios do Paraíba criado pelo CBH-MPS.

Todos os anos a Vale Verdejante realiza a plantação de 500 árvores nativas da Mata Atlântica (foto) no mês de novembro. Este ano, o Comitê irá apoiar com 130 unidades de moirões de eucalipto tratado e material gráfico que inclui banners e mini banners. O projeto tem como público-alvo crianças, adolescentes, jovens, adultos, alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), escolas municipais de Massambará, Andrade Pinto, Andrade Costa e Cavaru, além do Instituto Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ-ITR).

De acordo com a Vale Verdejante, o desmatamento histórico da região teve como consequência uma enorme degradação, necessitando de ações de recuperação do bioma ali existente anteriormente. Além das ações de reflorestamento, urge, segundo a associação, a necessidade de conscientização ambiental. Este projeto, portanto, visa utilizar instrumentos que propiciem a internalização da real necessidade da região, sobretudo referente aos recursos hídricos. O projeto visa apresentar nas trilhas do Vale Verdejante, de forma lúdica, clara e educativa, informações que poderão contribuir bastante para visitantes. O espaço recebe anualmente cerca de 500 visitantes de universidades e escolas municipais da região, bem como alunos do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e pessoas com deficiência.

Outras Notcias

Mais Notícias »