Português BR Deutsch English Espanhol
Notcias

Reunião sobre o 1° Passeio Ciclístico do CBH-MPS reúne representantes dos municípios da região do Médio Paraíba do Sul



Representantes de 13 dos 19 municípios da área de atuação do Comitê daBacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul – CBH-MPS, foram convidados para participar na manhã da última quinta-feira (22), de uma reunião para alinhar as informações sobre o primeiro "Pedal pelas Águas", organizado pelo Comitê. A reunião aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, em Pinheiral, e contou com a presença dos representantes dos municípios de Paty do Alferes, Quatis, Piraí, Volta Redonda, Rio Claro, Rio das Flores, Miguel Pereira, Barra Mansa, Três Rios, Pinheiral e Resende.

Durante a reunião o presidente do CBH-MPS, José Arimathéa Oliveira, disse que a ideia do passeio ciclístico é que não seja apenas mais uma atividade esportiva, mas sim uma ação ambiental. O pedal tem que ser visto como uma ação que mobilize as pessoas a refletirem sobre a questão das águas. Nós enquanto Comitê tentamos ajudar neste quesito, porém essa não é uma tarefa fácil, por isso contamos com a atuação de cada representante em seus municípios, solicitou o presidente. De acordo com Arimathéa o passeio ciclístico se deu após o Abraço ao Rio Paraíba do Sul se tornar um desafio, pois em algumas cidades de atuação do Comitê o rio não passa pelo núcleo urbano. O presidente afirmou que devido as agendas de cada cidade a proposta é que o pedal aconteça em dois dias - 24 e 25 de março. “A ideia é, além de fazer um trabalho em comemoração ao Dia Mundial da Água, o pedal também seja um marco em toda a região e assim quem sabe conseguir tornar esse evento anual”, destacou Arimathéa.

O presidente ainda explicou que com a crise econômica o Estado não repassou a verba do Fundo de Recursos Hídricos, porém ainda assim o Comitê irá disponibilizar 100 camisetas por município para serem distribuídas aos participantes, duas faixas de divulgação, além de panfletos sobre dicas e cuidados que serão entregue a população durante o evento. Arimathéa recomendou que cada cidade disponibilize ambulância para atendimento médico e a guarda municipal próximo ao percurso.

Pedal Pelas Águas

O objetivo do passeio ciclístico é estimular os participantes para a utilização dos recursos naturais (principalmente a água), de modo consciente e ético, destacando a importância do uso sustentável do meio ambiente, além de promover um momento de lazer, que poderá ser vivenciado por famílias e amigos. O passeio pretende sensibilizar todas as pessoas que acreditam que o cuidado para com o meio ambiente é uma responsabilidade e oportunidade de todos os segmentos da sociedade, do setor produtivo e do poder público.

Outras Notcias

Mais Notícias »